quarta-feira, 29 de maio de 2013

Ó MIGUEL! ENTÃO MIGUEL!



     Ó Miguel ,então tiveste a ousadia de chamar palhaço a cavaco silva?.Desculpa lá, mas conhecendo-te tão razoavelmente, como julgo conhecer-te, acho que cometeste a maior gafe da tua vida de comentador.
Então vais comparar o que é incomparável?. Sabes que palhaço deriva da  palavra italiana: paglia,  que é o mesmo que dizer palha, material com que se enchiam os colchões ou enxergas em que normalmente o pano dos mesmos eram ás riscas vermelhas e brancas no sentido horizontal. Ora os palhaços quando eram benquistos  nas cortes reais desse mundo fora, usavam exactamente umas calças e uma camisa desmesuradamente largas mas com as mesmas tonalidades dos ditos colchões ou enxergas e daí a palavra palhaço, ou seja cheio de palha. ora vê bem o que tu foste chamar a cavaco silva esse esqueleto ambulante, que à primeira vista parece uma múmia egípcia saída à pressa do seu sarcófago.

Sabes que os palhaços foram substituídos pelos bobos da corte e  expulsos  das várias cortes e passaram um mau bocado  fazendo da rua a sua casa onde dormiam e trabalhavam. Ora se é incorrecto apelidares cavaco silva de palhaço, tambem não o podes intitular de bobo da corte pois de bobo não tem nada.

Aos bobos da corte  seguiu-se o burlesco, não confundas com burlão que isso mete BPN e eu de acções só conheço as boas e as más. (cometeste uma boa acção ou cometeste uma má acção), são estas que eu conheço e nada mais, muito menos acções do BPN.

Como sabes aos artistas que praticavam a arte do burlesco já era permitido comentarem certas cenas políticas aproveitando a liberdade de exagerarem as coisas a ponto de  qualquer situação normalíssima passasse a ser uma coisa hilariante.

Como vês Miguel, as três variantes de fazer rir distanciam-se tanto de cavaco silva que só a sua mulher, e mesmo assim com toneladas de fingimento,poderá achar graça a essa figura maquiavélica que faz de conta que nos preside,mas que na realidade não preside coisa nenhuma, apenas se aproveita do facto de ser reformado e poder passar a viver em Belém sem pagar um tusto que seja .

Lá no fundo,lá no fundo, ó Miguel,tu acreditas que o cavaco faz rir alguem por muitos minutos que lhe dêm para apresentar a sua peça?, claro que não acreditas e se me permites dou-te os parabens por pedires desculpas aos palhaços que levam muito a sério a sua profissão. E já agora quando tiveres oportunidade vai ao circo e quando os palhaços aparecerem em cena, aplaude-os de pé com quanta força tiveres, que esses sim são dignos da nossa admiração e dos nossos aplausos.

Um abraço deste que não deixou de ouvir os teus comentários independentes como sempre.

Sem comentários:

Enviar um comentário