sábado, 18 de maio de 2013

O LAGO DOS PATOS



          Boa Noite. Já sei que muitos dos leitores acharão que o título não está correcto. A maioria estará familiarizado com o título "O LAGO DOS CISNES". Recordo que o "LAGO DOS CISNES" é o título de uma obra de balé, tratando-se de uma obra dramática do compositor russo TCHAIKOVSKY.

Então perguntarão os leitores: porque raio a semelhança do título? pois embora não pareça há muitas semelhanças e coincidências não só entre os títulos, como no  próprio cenário, embora as circunstâncias temporais distem cento e trinta e seis anos entre a inauguração de dito bailado e do bailado político vivido no nosso país durante a última semana e ao que parece vai continuar nesta. As duas grandes diferenças nestes dois acontecimentos são notórias:PRIMEIRA: de um lado havia bailarinos altamente treinados ao longo de meses.Do outro lado há bailarinos amadores, mentirosos, oportunistas, corruptos e sei lá que mais. SEGUNDA:  o bailado de TCHAIKOVSKY decorre em quatro actos, no bailado político português a acção decorre em três actos. Cada um deles sendo um monólogo e protagonizados, pela ordem dos actos,pelos seguintes actores: primeiro acto O bailarino amador Paulo Portas. Apregoa ele,  alto e bom som, em plena televisão que cortes nas pensões com ele no governo não, jamais em tempo algum o ardiloso batráquio deixaria que o primeiro-ministro permitisse ao ministro das finanças mexer no bolso dos reformados e pensionistas. Não passaram oito dias e já o Paulinho das feiras pôs o seu nome  no acordo que o Passos queria. E os pensionistas e reformados? que se lixem os pensionistas e os reformados. O que interessa é prolongar este governo e encher um pouco mais os bolsinhos.

   Segundo acto:Carlos Abreu Amorim. Sim senhores,esse mesmo com aquele corpo de albatroz  não quer ficar atrás de Portas e borra a pintura apenas com uma frase: " O TEMPO DE GASPAR JÁ SE ESGOTOU".
Então quem é que alguem de bom senso é capaz de acreditar nesta frase?. Já repararam que ele entrou para a política como independente pelas listas do PSD?. Já repararam que se as suas afirmações tivessem um pingo, um  simples pingo de verdade, o PSD tirava-lhe logo o tapete. Isto é tudo farsa meus amigos tudo farsa. Ele que andou dois anos a defender os animais que lhe deram a mão e o tornaram deputado, vem agora dizer semelhante bacorada?. Não é que ele não tivesse razão, se fossem sinceras as suas palavras, porventura poderia acrescentar que o tempo do governo já se esgotou e o despodor do governo já roça as raias do imbecilidade e da malvadez, mas tudo isto é música bem pensada para Gaiense ouvir e adormecer e se porventura  os Gaienses adormecerem, e ele for eleito Edil, ouvi-lo-ão gritar aos quatro ventos que depois da peste do Salazar, Victor Gaspar foi o melhor ministro das finanças que Portugal já teve.Pergunto aos Gaienses: que afinidades tem este Mastodonte com Vila Nova de Gaia? ah! nenhumas? Então porque não vai ele concorrer à câmara da terra dele?

Terceiro acto: presidente da República.Pensem lá: este homem não terá vergonha suficiente para de uma vez por todas pôr fim a esta desgraça toda. Então este senhor permite que os principais membros da coligação venham para a praça pública discutir as suas desavenças, transmitindo, não só para nós Portugueses, mas essencialmente para o mundo a instabilidade política que mina entre os principais membros do governo. Então como presidente da República não tem coragem de chamar os dois à sua presença e fazer-lhes ver a triste figurinha que andam a fazer?. Se já não é capaz disto, do que será capaz cavaco silva?. De nada? então que se demita e que dê lugar a outro para ver se põe termo a esta bandalheira toda.Que comece do nada, mas que nos convença de que o que o governo diz hoje, ainda seja verdade à manhã e depois de à manhã.e depois e depois e depois.Mas este presidente só se preocupa com a sua pensaozinha e por isso já arranjou solução. Volta aos bolsos dos funcionários públicos, não só para extorquir dinheiro, como ameaçá-los da Mobilidade proximamente e por consequência despedimento no futuro. Bem pensado sr presidente. Mais um roubo muito bem urdido, perpetuado não sei bem por quem, mas desconfio.

Se há diferenças entre O LAGO DOS CISNES e O LAGO DOS PATOS, tambem há algumas semelhanças,mas vou apenas falar naquela que é mais evidente.
A estreia de O LAGO DOS CISNES em mil oitocentos e setenta e sete foi um desastre, quer pela má interpretação da orquestra e dos bailarinos, bem como da coreografia e da cenografia. Mas como TCHAIKOVSKY acreditava na sua obra, insistiu e substituiu  radicalmente tudo e todos aqueles que deram provas de nada valerem e a sua obra, passado quase um século e meio, continua a ser um clássico capaz de esgotar qualquer sala seja ela grande ou pequena.
Então e o cavakovsky português que deu vida e tem orquestrado este governo ainda não se apercebeu da merda que fez?. Limita-se a gesticular para afastar as moscas que abundam em redor e quer ele queira ou não queira, as moscas acabarão por comer tudo enquanto que os portugueses que poderiam ser autênticos cisnes não passam de meros patos. Até quando senhores?.

:


Sem comentários:

Enviar um comentário